Essas receitinhas são mais do que batidas e super simples, mas ultimamente tem tanta gente me pedindo que eu resolvi postar aqui. Pra quem não está podendo ou querendo comer doce é ótimo.
BANANA - poder ser assada no forno, cozida no microondas, feita na panela (como se fosse doce mesmo) e dá até pra fazer sorvete. Pra qualquer uma delas é importante que a banana esteja bem madura. Na maioria das vezes eu nem coloco adoçante, prefiro sentir o docinho natural dela.
Pro "sorvete" basta descascar as bananas, enrolar em aluminito e congelar. Na hora de comer tire do congelador e bata no liquidificador. Não adicione leite, nem água nem nada. Se estiver muito duro, aguarde descongelar um pouquinho antes de bater. Vira um creminho gelado!
Pra banana assada, basta descascar cortar longitudinalmente, dispor um tabuleiro, jogar canela, cravo, essência de baunilha e adoçante de forno (opcional) por cima e assar no forno médio.
Para cozinhar no microondas é basicamente a mesma coisa, mas tem que ser uma vasilha de vidro. É melhor cozinhar tampado e colocar poucos minutos de cada vez, até ela ficar bem molinha e quentinha.
Na panela é bom cortar em rodelas e pingar um pouquinho de água de vez em quando pra não agarrar no fundo. Não queremos usar gordura desnecessariamente, né? Canela, cravo, essência de baunilha e adoçante sempre a gosto. Para dar uma consistência melhor pode pingar umas gotinhas de limão, mas é bem pouquinho.
MAÇÃ - eu faço sempre no microondas. Pode ser com casca ou sem.
Com casca - corte a tampa da maçã e com uma faca esburaque o centro dela para retirar o miolo e as sementes. Coloque em prato refratário adicione os já tradicionais canela, cravo, essência de baunilha e adoçante, coloque um dedo de água no fundo do prato, tampe e leve ao microondas. Vá assando de 2 em 2 minutos. De uma maneira geral, qualquer coisa cozinha melhor no microondas quando é feito em etapas menores do que colocar de uma vez só por um tempo mais longo.
Sem a casca - preferido do maridão. O processo é o mesmo, só que com as maçãs descascadas e cortadas em cubo. A água no fundo é fundamental pra fazer um vapor dentro da vasilha e o cozimento ficar úmido e macio. Cada vez que tirar do forno, mexa e troque os pedaços de lugar e posição antes de continuar o cozimento, assim elas ficam uniformes. A caldinha que fica no fundo é uma delícia!
Também dá pra fazer com pêra, abacaxi, pêssego e nectarina!
Beijos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário