terça-feira, 24 de maio de 2011

Respirando, Meditando e Comendo Menos

Passei os últimos 6 dias em um workshop de técnicas de respiração, meditação e relaxamento. Gostei muito! Agradeço ao meu irmão que insistiu que eu fosse com ele. Muito interessante descobrir o poder que você tem sobre o seu próprio corpo. Durante esses dias eu dormi melhor, fiquei mais tranquila e até senti menos fome. Uma ótima forma de reduzir a ansiedade que atrapalha tanto a adesão às dietas.

Durante os dias do curso os instrutores aconselharam a todos a não comer carne (de nenhum tipo), beber, fumar, tomar refrigerante ou bebidas com cafeína. A ideia era deixar o corpo e a mente mais leves e livres de toxinas. Eu segui a risca às recomendações apesar de pessoalmente não ser vegetariana, mas já que me propus a fazer o curso é para fazer direito, não é mesmo?

Fiz então uma panela de carne de soja para ajudar a passar os dias. No domingo teve almoço comunitário e acabei levando a carne de soja pra lá. Meus coleguinhas de curso adoraram e por isso, coloco a receita aqui. Se a quantidade de tempero parecer exagerada, não estranhe. É a única forma de ficar realmente gostoso. Pena que eu não tirei foto.




CARNE DE SOJA MOÍDA

2 xícaras de proteína de soja texturizada
4 xícaras de água quente
2 ou 3 colheres de sopa de óleo de canola
2 cebolas grandes inteiras picadas
1 cabeça de alho picada
1 colher de sopa de gengibre picado bem pequeno
2 tomates sem pele e sem semente picados
3 colheres de sopa de azeitonas verdes
3 colheres de sopa de salsinha picada
molho shoyu light
pimenta do reino a gosto
sal a gosto (só no final mesmo porque o shoyu e a azeitona já são bem salgados)

Prepare a proteína de soja conforme a instrução da embalagem. Normalmente são 2 partes de água para cada parte de soja. Ferva a água e derrame por cima da soja em uma vasilha funda. Deixe hidratar por 20 minutos. Depois escorra a água e esprema o bem até tirar todo o excesso.
Refogue a cebola e o alho. Depois acrescente o gengibre. Adicione a soja já espremida e refogue na panela até secar a maior parte da umidade. Acrescente as azeitonas, os tomates e o molho shoyu (suficiente para deixar tudo moreninho, com cor de carne moída). Tampe e deixe cozinhar por mais uns 5 munitos. Mexa de vez em quando. Já no final, ponha a salsinha, a pimenta e o sal se precisar.

Em um próximo post falo da diferença entre a soja como consumimos por aqui (grão, extrato, farinha, óleo, proteína texturizada) e como os orientais consomem (misso, tempeh, tofu, shoyu) que são todos fermentados.

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário