domingo, 17 de agosto de 2014

Bolinho Rápido de Cacau e Coco - sem glúten e sem lactose

O que me chamou a atenção nessa receita foi a farinha de coco com seu alto teor de fibra e consequentemente menor índice glicêmico (IG). Acho mais importante a redução da farinha branca super processada e com índice glicêmico altíssimo do que a exclusão do glúten propriamente dito. Diversas fontes de farinhas sem glúten possuem IG alto e pouca fibra, sendo desaconselhável para certos casos.

Fico devendo uma foto melhor! Rsrs

A receita pede também um pouquinho de açúcar de coco. Como a temática do bolo era coco com cacau resolvi usar para experimentar, mas sem a ilusão de acreditar que o açúcar de coco tenha realmente o IG de 35 assim como a fabricante orgulhosamente sustenta na embalagem. Aliás, eu escrevi para o SAC do fabricante perguntando exatamente qual a metodologia usada para determinar o IG do açúcar de coco em míseros 35 (!). Nenhuma resposta até agora. Para mim é só mais uma opção (mais cara!) ao açúcar mascavo que pode ser usado como substituto. Para quem realmente não pode nenhum tipo de açúcar sugiro trocar por stévia ou por adoçante de forno e fogão.

Detalhes a parte, o bolinho é super rápido de fazer e ficou bem fofinho e molhadinho. A receita é para um bolinho pequeno. Essa forma que usei tem 14x12 cm. Também dá para reduzir a receita pela metade e fazer um bolo de caneca no microondas. Mas eu prefiro o charme do forno tradicional e o cheirinho que fica pela cozinha.

Ingredientes:


 ovos
4 colheres de sopa de farinha de coco
4 colheres de sopa de leite de coco ou amêndoas. (Também pode ser leite de vaca se esse não é seu problema.)
4 colheres de sobremesa de açúcar de coco (ou mascavo, demerara, stevia, ou adoçante para forno e fogão)
2 colheres de sobremesa de cacau em pó sem açúcar
2 colheres de chá de óleo de coco ou outro óleo vegetal
2 colheres de chá de fermento


Modo de Preparo: 

Bater todos os ingredientes com um garfo. Transferir para uma forma pequena. Esta que usei é de silicone então não untei. Mas dependendo da sua forma talvez seja uma boa ideia. 
Assar em forno médio por 20 minutos ou até o palitinho sair limpo. 

Beijos!








Um comentário:

  1. Vou tentar esse na próxima semana... Esperando mais receitinhas!

    ResponderExcluir