segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Organização e Saúde

Hoje em dia uma é fundamental pra outra. Fazer dieta pode ser chato pelas restrições, mas acho que o pior de tudo é que dá muito trabalho mesmo. Vejo muito isso com os meus pacientes. Grande parte até gosta de comer coisas saudáveis como legumes frutas e verduras, mas o problema é que com a vida agitada de hoje, nem sempre esses alimentos estão à disposição deles. O mesmo acontece com atividade física. Tem gente que até tem um esporte que gosta de praticar ou costumava a freqüentar uma academia, mas por conta da falta de tempo deixou de fazer.

O segredo é se planejar e se organizar. Não tem jeito. Costumo passar pros meus pacientes não só o planejamento alimentar (nutricionista não gosta da palavra dieta), mas também dicas de como organizar o seu dia a dia de forma a ser possível seguir e aderir ao novo padrão de alimentação, de acordo com a rotina e as possibilidades de caa um.



Então, se mudar seus hábitos alimentares e estilo de vida para ganhar saúde está virando uma prioridade, você vai ter que achar espaço na agenda pra isso. Marque dia e hora certos e cumpra esse compromisso com você mesmo. A seguir algumas dicas de organização e planejamento.



·         Planeje mais ou menos o que pretende comer durante o mês. Faça uma compra maior de mercado no mês (que também inclui material de limpeza e outras coisas de casa) e depois, uma vez por semana, faça a feira ou hortifruti que não podem ser armazenados por muito tempo.

·         Faça a lista do mercado e depois da feira

·         Se tem uma empregada, planeje a compras para que ela possa receber, armazenar tudo e possivelmente higienizar as frutas e verduras. Assim você ganha tempo. Peça pra ela deixar algumas coisas prontas como: cebola, alho e temperos picados; cenoura e beterraba raladas; filés de frango e peixe temperados e embalados individualmente para serem congelados etc... Assim você consegue preparar um jantarzinho saudável bem mais rápido.

·         Se você não tem esse luxo, faça as compras num dia que tenha horário suficiente não só para fazer as compras mas como para organizar tudo depois que chegar em casa.

·         Planeje as refeições de acordo com os seus compromissos na semana. Veja se há necessidade de levar o almoço de casa ou os lancinhos da manhã e da tarde (não fique muitas horas sem comer)

·         Na noite anterior, tire do congelador o que vai ser preparado no dia seguinte. Também é hora de deixar a mesa do café já posta (não deixe de tomar o seu café!) e de deixar tudo separado para o dia seguinte. Ex. marmita pronta e bem embalada na geladeira; frutas cortadas e acondicionadas em potinhos plásticos; Barrinha de cereal ou frutas secas e castanhas separadas. Pela manhã basta jogar na bolsa.

·         Aproveite para separar seu material de trabalho também de véspera e não perca tempo nem saia correndo de casa.

·         Agende um horário pra fazer atividade física. Mesmo que no princípio seja só uma vez na semana. Com o tempo é mais fácil aumentar de uma vez na semana pra duas e depois três, do que sair da inércia logo pra 5x na semana. A probabilidade é que você não consiga manter essa meta e abandone tudo de uma vez!

·         Como plano B, compre alguns congelados light. Podem ser a salvação num momento de aperto para evitar de pedir uma pizza. 

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário