Vejam este "link interativo" da Casa e Jardim. É divertido dá uma boa ideia de como guardar as coisas na geladeira. É claro que a geladeira de todo mundo não é igual a mostrada, mas dá pra entender o espírito da coisa. Depois de acessar o link veja meus comentários abaixo pra manter a segunça alimentar!
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI161381-18069,00-GELADEIRA+CADA+COISA+EM+SEU+LUGAR.html
Tudo tampado na geladeira. Retire tudo das latas! Isso é realmente importante! O vidro é o melhor recipiente por transmitir a temperatura fria ao alimento e também por ser mais inerte, isto é, não solta partículas minúsculas que contaminam os alimentos. Alguns plásticos podem liberar pequenos polímeros principalmente quando aquecidos, então o vidro ainda é melhor até na hora de esquentar a comida no microondas. Deixe os potes plásticos para levar comida pra escola, escritório por serem mais leve no transporte.
Potes de vidro com tampa quadrados são mais fáceis de organizar a geladeira. Potes Dralex Facilita da Linha Santa Maria |
Os de aço inox com tampa também são bons, mas não vão direto ao microondas. |
As folhas (alface, rúcula, agrião...) e os temperos (salsa, cebolinha, ortelã, manjericão, coentro...) devem realmente ficar num pote muito bem tampado e no lugar menos frio da geladeira porque as folhas queimam com o frio. Também devem estar o mais secas possível. Usar papel toalha entre as folhas é ótima ideia, e cada vez que abrir o pote para usar, verifique o estado do papel toalha e troque por um novo sequinho. A umidade faz as folhas melarem rapidamente.
Foto: vania costha. Faltou só o papel toalha! |
Os ovos não devem realmente ficar na porta da geladeira, mas não é só por conta de acidentes. Os ovos são muito sensíveis e a porta é o local que mais sofre com a mudança de temperatura.
Este porta-ovos de cerâmica é super prático. Como é pequeno permite dividir a dúzia e aproveitar melhor o espaço da geladeira. Ainda dá pra tirar e botar na bancada na hora de fazer receitas. |
Frios comprados já fatiados (mussarela, presunto, salame) que vêm em bandejinhas de isopor, devem ser transferidos para outro recipiente de plástico ou vidro antes de ir pra geladeira. O isopor é ideal para evitar que o alimento já frio perca temperatura durante o transporte, mas dentro da geladeira ele impede que o frio passe para o alimento.
Isopor: só pra transporte. |
A primeira prateleira é para itens do café da manhã sim, mas não é só por praticidade. Esses itens como leite, queijos, e frios precisam ser conservados em temperatura mais baixa e a prateleira de cima costuma ser mais fria.
Por fim, lave tudo antes de por na geladeira. Facilita na hora que for usar e principalmente, evita a contaminação cruzada (alimento que já estava limpo entrando em contado com outro sujo).
Falando em contaminação cruzada: lugar de descongelar alimentos, principalmente carnes, frango e peixe é dentro da geladeira. Coloque sempre dentro de uma bandeja ou travessa mais funda para evitar que o líquido de descongelamento entre em contato com os outros alimentos.
Este pote de acrílico é perfeito para descongelar peças de carne, frango ou peixe. É tampado e permite que os líquidos escorram pra parte de baixo. |
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário