segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Organizando a Geladeira

Você sabe organizar sua geladeira corretamente?

Vejam este "link interativo" da Casa e Jardim. É divertido dá uma boa ideia de como guardar as coisas na geladeira. É claro que a geladeira de todo mundo não é igual a mostrada, mas dá pra entender o espírito da coisa.  Depois de acessar o link veja meus comentários abaixo pra manter a segunça alimentar!



http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI161381-18069,00-GELADEIRA+CADA+COISA+EM+SEU+LUGAR.html


Tudo tampado na geladeira.   Retire tudo das latas! Isso é realmente importante! O vidro é o melhor recipiente por transmitir a temperatura fria ao alimento e também por ser mais inerte, isto é, não solta partículas minúsculas que contaminam os alimentos. Alguns plásticos podem liberar pequenos polímeros principalmente quando aquecidos, então o vidro ainda é melhor até na hora de esquentar a comida no microondas. Deixe os potes plásticos para levar comida pra escola, escritório por serem mais leve no transporte.
Potes de vidro com tampa quadrados
são mais fáceis de organizar a geladeira.
Potes Dralex Facilita da Linha Santa Maria

Os de aço inox com tampa também são bons,
 mas não vão direto ao microondas.



As folhas (alface, rúcula, agrião...) e os temperos (salsa, cebolinha, ortelã, manjericão, coentro...) devem realmente ficar num pote muito bem tampado e no lugar menos frio da geladeira porque as folhas queimam com o frio. Também devem estar o mais secas possível. Usar papel toalha entre as folhas é ótima ideia, e cada vez que abrir o pote para usar, verifique o estado do papel toalha e troque por um novo sequinho. A umidade faz as folhas melarem rapidamente.

Foto: vania costha. Faltou só o papel toalha!



Os ovos não devem realmente ficar na porta da geladeira, mas não é só por conta de acidentes. Os ovos são muito sensíveis e a porta é o local que mais sofre com a mudança de temperatura.

Este porta-ovos de cerâmica é super prático.
Como é pequeno permite dividir a dúzia e aproveitar
melhor o espaço da geladeira. Ainda dá pra tirar e botar na bancada na hora de fazer receitas.   



Frios comprados já fatiados (mussarela, presunto, salame) que vêm em bandejinhas de isopor, devem ser transferidos para outro recipiente de plástico ou vidro antes de ir pra geladeira. O isopor é ideal para evitar que o alimento já frio perca temperatura durante o transporte, mas dentro da geladeira ele impede que o frio passe para o alimento.

Isopor: só pra transporte.



A primeira prateleira é para itens do café da manhã sim, mas não é só por praticidade. Esses itens como leite, queijos, e frios precisam ser conservados em temperatura mais baixa e a prateleira de cima costuma ser mais fria.


Por fim, lave tudo antes de por na geladeira.  Facilita na hora que for usar e principalmente, evita a contaminação cruzada (alimento que já estava limpo entrando em contado com outro sujo).




Falando em contaminação cruzada: lugar de descongelar alimentos, principalmente carnes, frango e peixe é dentro da geladeira. Coloque sempre dentro de uma bandeja ou travessa mais funda para evitar que o líquido de descongelamento entre em contato com os outros alimentos.

Este pote de acrílico é perfeito para descongelar peças
de carne, frango ou peixe. É tampado e permite que
os líquidos escorram pra parte de baixo. 

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário