segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pouca umidade do ar e doenças respiratórias

A maior parte do Brasil tem passado por um grande período de seca. Alguns lugares como São Paulo e Brasília já registraram menos que 20% de umidade relativa do ar, índices que prejudicam a saúde, principalmente o sistema respiratório.  De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% já caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.



Quando o ar está muito seco as mucosas também se ressecam e a resposta do organismo é produzir mais muco numa tentativa de manter a umidade das mucosas. Esse muco costuma ser espesso e difícil de ser expelido das vias respiratórias. O muco se acumula, dificultando a respiração, gerando desconforto e pode acabar provocando outros quadros como rinites, bronquites, ou doenças infecciosas.

Portanto, é importantíssimo beber muita água pra ajudar na hidratação e evitar todo esse quadro. Muita água significa de 1,5 a 2 litros pelo menos de água por dia. Suco de fruta natural e vegetais com alto teor de água também contam. Refrigerantes e bebidas cafeinadas não valem! E muito cuidado com as bebidas alcoólicas! Elas desidratam ainda mais o organismo.



Outras medidas que podem ser tomadas: colocar uma bacia de água dentro do quarto e usar toalhas molhadas perto das cabeceiras. Ou pode-se optar por comprar um umidificador de ar.

Cuidem-se!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário