sábado, 31 de maio de 2014

Segurança na Cozinha

Ontem eu me queimei na cozinha. Não foi nada tão grave, mas doeu pra caramba e não foi nada agradável. E olha que foi um descuido super bobo e com isso fiquei pensando em todos os perigos de uma cozinha. Então seguem algumas dicas para evitar acidentes.

Achei esse vídeo de um chef falando sobre o assunto.



Além dos pontos mostrados vale lembrar outros:


  • facas cegas são mais perigosas do que as bem afiadas porque é preciso mais força pra fazer o corte e com isso perde-se na precisão.
  • facas e tesouras pontiagudas devem ser guardadas separadas de outros utensílios. Além de evitar um corte acidental ajuda a manter o fio. E é claro não devem ficar ao alcance das crianças. 
  • cabos de panelas sempre virados para dentro do fogão para evitar esbarrões e derramar o conteúdo quente. 
  • o vapor é mais quente do que a água fervente e as queimaduras são mais graves. Cuidado com os bicos das chaleiras (foi assim que me queimei) e também ao destampar panelas. 
  • nunca use um pano molhado para pegar uma panela ou travessa quente. O pano molhado esquenta rapidamente.
  • Enquanto o forno estiver quente deixe a luz de dentro acesa para chamar a atenção de quem entrar na cozinha.
  • Nunca deixe cair água em cima de óleo quente. A gordura quente respinga para todos os lados. Dependendo da temperatura que o óleo já atingiu e da quantidade de água pode pegar fogo mesmo!
Algumas atividades seguras para desenvolver com crianças para começar a despertar o interesse e curiosidade delas pela comida. 
  • medir os ingredientes ex. 1 xícara de leite, tantas colheres de açúcar...
  • coar, peneirar
  • mexer, misturar
  • quebrar ovos e separar clara da gema (para os mais corajosos)
  • bater clara em neve
  • untar formas e tabuleiros
  • Uso de facas e calor só som supervisão atenta de um adulto.
Bjs!

sábado, 17 de maio de 2014

Empadão de Grão de Bico com Camarão e Palmito. Sem glúten e sem manteiga.

Posso afirmar sem pestanejar que empadão é um dos meus pratos favoritos. Mas a quantidade de farinha branca e de manteiga que a receita pede o torna praticamente proibitivo. Para matar a vontade testei hoje essa versão substituindo esses ingredientes. E ficou ótimo!  :)

Ingredientes para a massa:                                        

500g de grão de bico cozido
3 dentes de alho
azeite extra virgem
sal e pimenta do reino

Ingredientes para o recheio:

400g de camarão já limpo
1 vidro de 500g de palmito em pedaços
1/2 cebola grande picada
4 dentes de alho picado (eu usei mais porque adoro alho)
molho de tomate a gosto
sal, pimenta, salsinha picada a gosto.
1 fio de óleo só para refogar.

Grão cozido sem abrir ou desmanchar.
Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico. Pode ser feito na panela de pressão, mas eu fiz na normal mesmo. Deixei de molho por mais de um dia e troquei a água do molho umas três vezes. Preste atenção ao ponto de cozimento, não pode ficar muito mole! Escorra a água e reserve. Esta etapa pode ser feita de véspera. Neste caso guarde tampado na geladeira.







Prepare o recheio. Refogue o alho e a cebola em uma panela média. Acrescente o camarão, o molho de tomate, o palmito e cozinhe por alguns minutos. Dica: o camarão cozinha rápido, se ficar muito tempo no fogo passa do ponto e fica borrachudo. Por último acrescente a salsinha e corrija o sal e a pimenta. Reserve.







Prepare a massa. Triture o grão de bico até virar uma massa. Para esta etapa eu usei um processador (e os músculos do marido). Pingue um pouquinho de água para ajudar a processar, mas aos poucos e com muito cuidado. Não pode ficar muito mole. Depois de triturado esprema os 3 dentes de alho, tempere com sal e pimenta a gosto e regue com um pouco de azeite. Coloque o azeite aos poucos. Ele ajuda a dar uniformidade a massa, mas não deve ficar engordurado. Use as mãos para misturar tudo. Deve ficar com consistência de massinha de modelar.






Monte o empadão. Forre um tabuleiro com metade da massa incluindo as laterais. Coloque o recheio. O tabuleiro que usei tem mais ou menos 23x18cm e 4cm de profundidade. Sobrou um pouquinho da massa e do recheio porque a outra travessa que eu tenho seria grande demais. Não untei porque é anti-aderente, mas acredito que se fizer em uma travessa de vidro refratária tipo pyrex também não precise untar.






Abra a outra metade da massa em cima de um pedaço de filme de pvc calculando mais ou menos o tamanho do seu tabuleiro. Vire a massa aberta em cima do tabuleiro e pressione fazendo ajustes.






Pincele com gema de ovo por cima e leve ao forno a 230 graus por 30 minutos.
Sirva com uma salada simples.
Observações:
Para quem não come ovo basta não usar a gema para pincelar.
O recheio pode variar claro. Vegetarianos podem usar só legumes.