sábado, 17 de maio de 2014

Empadão de Grão de Bico com Camarão e Palmito. Sem glúten e sem manteiga.

Posso afirmar sem pestanejar que empadão é um dos meus pratos favoritos. Mas a quantidade de farinha branca e de manteiga que a receita pede o torna praticamente proibitivo. Para matar a vontade testei hoje essa versão substituindo esses ingredientes. E ficou ótimo!  :)

Ingredientes para a massa:                                        

500g de grão de bico cozido
3 dentes de alho
azeite extra virgem
sal e pimenta do reino

Ingredientes para o recheio:

400g de camarão já limpo
1 vidro de 500g de palmito em pedaços
1/2 cebola grande picada
4 dentes de alho picado (eu usei mais porque adoro alho)
molho de tomate a gosto
sal, pimenta, salsinha picada a gosto.
1 fio de óleo só para refogar.

Grão cozido sem abrir ou desmanchar.
Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico. Pode ser feito na panela de pressão, mas eu fiz na normal mesmo. Deixei de molho por mais de um dia e troquei a água do molho umas três vezes. Preste atenção ao ponto de cozimento, não pode ficar muito mole! Escorra a água e reserve. Esta etapa pode ser feita de véspera. Neste caso guarde tampado na geladeira.







Prepare o recheio. Refogue o alho e a cebola em uma panela média. Acrescente o camarão, o molho de tomate, o palmito e cozinhe por alguns minutos. Dica: o camarão cozinha rápido, se ficar muito tempo no fogo passa do ponto e fica borrachudo. Por último acrescente a salsinha e corrija o sal e a pimenta. Reserve.







Prepare a massa. Triture o grão de bico até virar uma massa. Para esta etapa eu usei um processador (e os músculos do marido). Pingue um pouquinho de água para ajudar a processar, mas aos poucos e com muito cuidado. Não pode ficar muito mole. Depois de triturado esprema os 3 dentes de alho, tempere com sal e pimenta a gosto e regue com um pouco de azeite. Coloque o azeite aos poucos. Ele ajuda a dar uniformidade a massa, mas não deve ficar engordurado. Use as mãos para misturar tudo. Deve ficar com consistência de massinha de modelar.






Monte o empadão. Forre um tabuleiro com metade da massa incluindo as laterais. Coloque o recheio. O tabuleiro que usei tem mais ou menos 23x18cm e 4cm de profundidade. Sobrou um pouquinho da massa e do recheio porque a outra travessa que eu tenho seria grande demais. Não untei porque é anti-aderente, mas acredito que se fizer em uma travessa de vidro refratária tipo pyrex também não precise untar.






Abra a outra metade da massa em cima de um pedaço de filme de pvc calculando mais ou menos o tamanho do seu tabuleiro. Vire a massa aberta em cima do tabuleiro e pressione fazendo ajustes.






Pincele com gema de ovo por cima e leve ao forno a 230 graus por 30 minutos.
Sirva com uma salada simples.
Observações:
Para quem não come ovo basta não usar a gema para pincelar.
O recheio pode variar claro. Vegetarianos podem usar só legumes.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário