segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Diário de uma Nutri - a idéia

Tem muito paciente que me pergunta, de uma forma quase desafiadora, se eu sigo todas as recomendações que prescrevo pra eles. Um outro grupo também questiona se eu conseguiria manter um diário alimentar, (ferramenta muito utilizada para ajudar o paciente a tomar consciência do que come, como come e que quantidade que come) por um período longo de tempo.
Resolvi então expor minha rotina alimentar na esperança de mostrar que sim é possível manter uma alimentação mais saudável mesmo que não seja perfeita.

A ideia é escrever diariamente todas as minhas refeições, (mesmo as que não sejam exemplares) e também ir dando dicas de planejamento, receitas, estratégias etc.

Seguem alguns dados básicos que nunca se alteram para evitar de ficar escrevendo sempre a mesma coisa:

Bebidas: aqui em casa não entra refrigerante, a não ser que tenha uma festinha. Também não compramos suco de caixinha. Faço muito mate (da folha fervida em casa) e suco só se for da fruta ou polpa congelada. Mas no final de semana confesso que tomo refrigerante diet/zero, mas não é sempre.

Comidas industrializadas: estamos cortando ao máximo. Até o molho de tomate agora é feito em casa do próprio tomate. Temperos são muitos, mas só os naturais ou desidratados. Nada de pozinhos, sopa de pacote, macarrão instantâneo, pipoca de microondas, congelados prontos, etc

Pães e massas são integrais. O meu pão é sempre o 100% integral de uma marca específica que não mistura farinha branca junto. 

Leite e derivados são sempre desnatados. O meu iogurte é sem lactose, o do marido é normal.

Eu uso adoçante (sucralose), o marido usa açúcar. Durante a semana não como doce, deixo pro final de semana.

Arroz e feijão sempre tem. "Roubo" na casa da minha mãe já congelado e vou usando aos poucos. Tudo feito com pouco óleo, pouco sal e alho, cebola e louro. Acho importante contar esses "atalhos" também pra deixar claro que ninguém precisa ser mulher-maravilha e pedir/ter ajuda é bom!

O frango é sempre sem hormônios e o ovo orgânico. O resto infelizmente é de cultivo normal porque ainda não cabe no orçamento.

Suplementos: eu tomo dois suplementos vitamínicos e um fitoterápico, mas não vou dizer quais para não influenciar ninguém. Suplementação é individual!

Exercícios: caminhadas (não tão frequentes quanto deveria); exercícios respiratórios todos os dias.

Cuidados com o corpo: RPG 1x/semana; Acupuntura 1x/semana

Cuidados com a mente: terapia quinzenalmente.

Cuidados com a alma: música. Por enquanto só ouvindo, mas em breve também tocando.

Sonho de consumo: ter uma hortinha de temperos em casa.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário